Matrículas abertas
Garanta a vaga do seu filho!

dia-a-dia do maria

Acompanhe de perto tudo o que acontece na nossa escola: eventos, novidades e fatos importantes que marcam a vida dos nossos alunos.

“Cautela”: essa é a palavra de ordem para análise das informações sobre o ENEM/2016

por Grazielli Padilha Gracioli de Mattos (Coordenadora Pedagógica do Fundamental 2 e Ensino Médio)

É preciso observar com muita criticidade os dados fornecidos pela mídia, quanto a questão das médias por escola no ENEM/2016, principalmente porque em nota de esclarecimento publicada pelo Instituto Anísio Teixeira (INEP)*, em 15 de setembro de 2017, “a edição 2015 do ENEM foi a última a ter as médias por escolas divulgadas”.
Segundo o INEP, a publicação dos resultados do “ENEM por Escolas”, foi encerrada a partir da edição de 2016, devido as diferentes maneiras de interpretação dos dados por parte das instituições de ensino e sua inadequação quanto ao uso dos resultados fornecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Para Maria Inês Fini (Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), “o ENEM não avalia as escolas, avalia o estudante”.
O Colégio Maria também pensa e age assim, pois cada aluno é um ser único no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a escola organiza estratégias pedagógicas voltadas a promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira personalizada, respeitando as limitações e habilidades de cada um. Ele leva em consideração que os estudantes aprendem de formas e em ritmos diferentes, já que também são diversos seus conhecimentos prévios, competências e interesses.                   *Dados obtidos pela site o MEC/INEP (portal.mec.gov.br)

Dessa maneira, como as escolas poderão fazer sua análise de desempenho no ENEM?
Cada instituição recebe um relatório sistêmico sobre o resultado geral nacional, com todos os indicadores por área de conhecimento e afins, e o de sua própria escola, podendo traçar um mapeamento percentual de análise por aluno, por área de conhecimento e geral.
O Colégio Maria verifica os dados entregues pelo órgão responsável de maneira individualizada, observa o desempenho de cada aluno e as respectivas áreas de conhecimento e elabora um relatório específico, conforme ilustrado na tabela a seguir. Segue, uma amostra significativa das informações obtidas (dados de 50% dos estudantes do grupo de alunos participantes, do 3° Ano do Ensino Médio, no ENEM/2016).

Tabela de Amostragem por Aluno:

Resultados do ENEM  2016

730,0**

827,0**

860,0**

(Fonte: Tabela elaborada segundo dados fornecidos pelo MEC/INEP, amostragem individual por aluno (de 50% do grupo), ENEM/2016)

**Desempenho muito acima da média nacional

Como o Colégio Maria analisa as informações entregues pelo MEC?
Como dito anteriormente, é feita uma análise individual e coletiva do grupo participante (do respectivo ano) e depois a mensuração comparativa com o desempenho nacional. De modo geral, o Colégio Maria está acima da média nacional em todas as áreas de conhecimento (quando avaliado o total do grupo de estudantes participantes) com destaque para: Ciências da Natureza e suas tecnologias (Média MARIA: 582,25 e Média Nacional: 477,10), Matemática e suas tecnologias (Média MARIA: 597,25 e Média Nacional: 489,50) e Redação 680 (a maior parcela de candidatos obteve nota entre 501 e 600).
Todavia para o Colégio Maria isso são apenas dados, pois não queremos alunos que apenas tenham bom desempenho no ENEM, pois a educação é bem mais ampla e significativa do que essas informações. O que importa verdadeiramente para a escola é:
- aprimorar e atualizar constantemente o Projeto Político Pedagógico;
- a formação continuada dos Professores e Gestores;
- a melhoria contínua do espaço físico e de convivência (o relacionamento interpessoal entre Discentes, Docentes e Equipe Gestora);
- incrementar e enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos, por meio de novas ferramentas de ensino: implantação de plataformas digitais de última geração (com a utilização de gamificação, inteligência artificial e personalização);
- atender as expectativas dos pais em relação a formação completa de seus filhos (Projeto Bilíngue, Combo Mais Cultura, Mais Esporte, entre outros).

O Colégio Maria é uma escola que não se preocupa apenas com o ensino das disciplinas da Base Nacional Comum, ele oferece mecanismos de aprendizagem onde sua intencionalidade primeira é ensinar crianças e jovens: a debater com respeito, a gerir suas próprias emoções, a ter autocontrole, a criar empatia, a compreender a diversidade cultural, a traçar objetivos e cumprir metas, a ter autonomia de si, a tomar decisões responsáveis e estar antenada com o desenvolvimento das habilidades do século XXI, preparando sempre seus alunos para se destacarem pelo mundo afora e, principalmente, para que sejam seres humanos inteiros e que façam a diferença.

Olá, tem alguma dúvida?
Clique aqui e vamos