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dia-a-dia do maria

Acompanhe de perto tudo o que acontece na nossa escola: eventos, novidades e fatos importantes que marcam a vida dos nossos alunos.

O futuro já chegou! Uma sala de aula em movimento, para um mundo em movimento.

por Mariana Sampaio Pereira Darquilla, Coordenadora Pedagógica (Ed. Infantil, Fund. 1 e Projeto Bilíngue)


O Colégio MARIA tem como essência de sua proposta o respeito à trajetória educacional de cada aluno, sendo esta a personalização do ensino, considerando-o como protagonista da própria aprendizagem. Diante deste protagonismo, nosso papel é buscar a formação holística das novas gerações, pois entendemos que a escola deve ser guardiã deste processo transformador.

A informação hoje é facilmente encontrada na internet, nos livros, nos canais de TV nos mostrando mundialmente, mudanças rápidas e a todo instante.

Vivemos construindo relações, estruturando grupos com diversos tipos de pessoas, construindo e compartilhando experiências. Juntas, a informação e as relações nos definem um novo modelo de comunicação: mais rápido, mais eficiente, mais ágil.

 O cenário atual nos mostra então uma comunicação globalizada, com a necessidade fundamental do domínio de idiomas como o Inglês, Matemática (que envolve engenharia, finanças e economia) e Inteligência Emocional.

Sendo assim, as gerações, o mercado de trabalho, a comunicação e a sociedade se transformam. Então, indiscutivelmente, a educação precisa estar à frente destas mudanças. Mas como? O primeiro passo, é compreender o novo papel do professor: um curador do conhecimento, um profissional capaz de mediar a construção deste conhecimento que é realizada ativamente pelos alunos, sempre ligada à ética, responsabilidades e condutas.

Inserir no cotidiano escolar boas práticas pedagógicas como atividades colaborativas, educação maker, ensino bilíngue, sustentabilidade, inteligência emocional, empreendedorismo, gamificação e fluência digital, estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e o próprio aprendizado, proporcionando ao aluno, fluência nesta linguagem que nos rodeia e que está presente no mundo inteiro.

Este projeto educacional eficaz e diferenciado atende as demandas atuais, mas também se preocupa com as futuras, com relação ao que será cobrado das nossas crianças e jovens. Portanto, seguindo o olhar e respeito às trajetórias individuais, o despertar da curiosidade, que é essencial no processo, não virá à tona se não for modelada por toda a escola. Muito mais do que carteiras, lousa, giz e caderno, colocar a mão na massa, não ficar somente na sala, andar e aprender por vários lugares da escola e além de seus muros, desperta a curiosidade e mostra o que é mágico de cada aluno, abrindo caminhos para extraí-los, pois todo e qualquer aprendente pode e precisa encontrar seu espaço.

E a avaliação, como fica neste processo todo? É claro que aquela prova individual, envolvendo a decoreba conteudista e que em algum tempo cai no esquecimento do aluno, já não faz sentido diante de todo este processo contemporâneo que vivenciamos na educação. Jussara Hoffman, especialista e autora de várias literaturas sobre avaliação já diz há tempos: “... é importante que os educadores abram mão de avaliações tradicionais e coloquem esse recurso realmente a serviço da aprendizagem”.

Precisamos avaliar nosso aluno no seu todo e em inúmeros aspectos, fazendo uso de diferentes e diversos procedimentos avaliativos:

  • Arguição dinâmica;
  • Avaliação Colaborativa;
  • Análise de desempenho dos alunos: Avaliação constante com os critérios observados pelo professor; Auto-avaliação do aluno; Avaliação das aulas pelo olhar do aluno (o que gosta, o que não gosta, sugestões); Feedback dos resultados para os alunos (por parte da Coordenação e dos Professores).

Os resultados das avaliações são traduzidos em relatórios que identificam o rendimento dos alunos, através de conceitos ou notas conforme o ano escolar.

Sabemos que o conteúdo é a base do conhecimento de qualquer escola, mas repensar a educação e trazer algo além, significa colocar também competências e habilidades que permitam ao estudante uma aprendizagem mais completa e engajada, garantindo diferenciais em sua formação.

Mas o melhor de tudo é poder ver e sentir nossas crianças e jovens totalmente engajados, absorvendo um enorme estímulo à autonomia e à sua capacitação não só como aluno, mas também como indivíduo, futuro profissional, enfim... como ele mesmo!


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