O Colégio MARIA trabalha com o que há de mais inovador e assertivo no mercado educacional o
Ensino Médio: AZ MARIA , ele contempla uma filosofia que nós sempre
acreditamos: “o segredo
de alunos destaques nos Vestibulares não é estudar “muito”, mas sim estudar bem”. Na
prática, o que isso significa? Que os alunos precisam de método e estratégia para alcançar
um resultado de excelência.
Ao longo do Ensino Médio e no Pré-Vestibular , o AZ alia o ensino forte a
uma perspectiva
individualizada de aprendizado. Aulas regulares e em vídeo, orientação de estudos
personalizada, livros integrados aos vídeos de resolução e oferta de todo o conteúdo no
aplicativo constituem a base pedagógica da rede. Todos esses itens da metodologia AZ, que é
fundamentada na lógica do Ciclo PDCA de melhoria contínua, se conectam de
forma consistente,
garantindo autonomia ao estudante e suporte a escola.
A ideia central é ensinar os alunos a sempre se planejar antes de qualquer
tarefa, executar
bem o planejamento, checar os resultados da execução e atuar
corretivamente, aprendendo com
os erros.
Como fazer para conseguir, de fato, o engajamento e a melhoria de performance acadêmica de
nossos estudantes?
Pensando nisso, seguem as ações que acontecem no Ensino Médio
AZ (estruturadas na metodologia PDCA):
PLAN (Planejar)
- Mapa do Aluno – orientação de estudos personalizadas, auxiliando o
aluno na priorização de atividades. Com o auxílio de Inteligência Artificial, cada
estudante do Colégio MARIA tem a sua rotina semanal de estudos desenhada de acordo
com a escolha da sua carreira, da universidade de preferência e do seu nível de
proficiência em cada disciplina, ou seja, o grau de relevância de estudo de
determinada matéria, para área universitária escolhida.
EXECUTAR (Do)
- Livros Didáticos e Vídeoaulas – além do conceitos trabalhados em
sala de aula, os alunos terão um plus com a resolução de exercícios de fixação,
propostos e de aprofundamento, com o auxílio de vídeoaulas (com duração reduzida e
sequencial), colocando seu cronograma de estudos em ordem. Nesse momento, além de
manter a matéria em dia, é possível avançar mais especificamente nas matérias
específicas, como pílulas de conhecimento.
CHECAR (Check)
- Folha AZ (mini avaliações) – semanalmente, para cada disciplina, o
aluno responde online a uma conjunto de exercícios objetivos. Em tempo real, ele tem
o feedback sobre o seu desempenho na tarefa e, para que nenhuma dúvida persista,
assiste instantaneamente ao vídeo de resolução gravado por um Professor. Isso
melhora o engajamento, a disciplina e a dedicação do estudante, pois ele deixa de
estudar somente em véspera de prova.
- Simulados – além das checagens semanais por meio das
Folhas AZ,
periodicamente os alunos realizam simulados para verificar se o planejamento está
sendo cumprido e identificar eventuais falhas. Esses são criados em âmbito nacional
pelo Sistema AZ (Pueri Domus- escolas em rede), baseados nos principais
vestibulares, tais como UNESP, FUVEST, UNICAMP e ENEM.
- Redações comentadas – a cada módulo, são apresentadas “redações
comentadas” produzidas por alunos e analisadas por Professores de referência, sempre
com a nota final sugerida, além de comentários detalhados e a explicação do valor
atribuído a cada critério de correção. Um outro diferencial é o upload feito pelo
próprio aluno, ou seja, ele escreve o texto, tira foto e encaminha para correção (no
prazo e no modelo padrão de correção do ENEM e outros Vestibulares).
ATUAR NAS DISCREPÂNCIAS (ACT)
- Resoluções em Vídeo e Gabaritos Comentados – finalmente, o aluno é
levado a interpretar seu desempenho, verificando, ponto a ponto, o que deve ser
melhorado. Cada falha gera um trabalho de revisão e estudo, buscando sempre a
melhoria contínua. Por essa razão, o é de suma importância a a correção das tarefas
executadas. Tanto com os Professores em sala, como assistindo as vídeoaulas da
semana ou aos vídeos de resolução de exercícios, os alunos revisam a matéria, não
deixando lacunas em sua preparação. E tudo isso é feito em um planejamento
completo.
- Gestão de Performance (Boletim Interativo) – o aluno e os
responsáveis, acompanham a feitura de atividades, notas em cada uma delas e sua
evolução ao longo do ano. Acesso específico as notas, desempenho em relação à média
da sala, exercícios, gabaritos e estatísticas em geral.
Outras ações MARIA
-
My Life (Estudantes de 11 a 17 anos) - Programa de Educação
Socioemocional, da Conexia Educação com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna,
que tem objetivo de promover a construção de um projeto de vida saudável para
adolescentes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, por meio da articulação das
dimensões acadêmicas, cognitivas e o desenvolvimento de competências socioemocionais
(autogestão, engajamento com o outro, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao
novo).
Para cada fase, um tema, com itinerários desenvolvidos para cada ano/série com conteúdos
divididos em:
-
1º EM: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
-
2º EM: INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO
-
3º EM: IDENTIFICAÇÃO, A VALORIZAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS
SONHOS
As aulas contarão com uma plataforma digital diferenciada e com dinâmicas de
metodologias ativas, envolvendo a presença pedagógica do professor Curador, a
aprendizagem colaborativa e a resolução de situações problema do cotidiano.
Novo Ensino Médio MARIA:
-
Formação geral: conjunto de ferramentas acadêmicas preparadas para
estimular a autonomia e o gosto pelo estudo, além de proporcionar soluções educacionais
que fazem sentido para os alunos por meio do MAPA (orientação de estudos personalizadas,
auxiliando o aluno na priorização de atividades, com o auxílio de um conteúdo
multiplataforma no Super app AZ, que utiliza de Inteligência Artificial para essa
aprendizagem. Cada estudante do Colégio MARIA tem a sua rotina semanal de estudos
desenhada de acordo com a escolha da sua carreira, da universidade de preferência e do
seu nível de proficiência em cada disciplina, ou seja, o grau de relevância de estudo de
determinada matéria, para área universitária escolhida).
-
Desenvolvimento do Projeto de Vida: com o My Life Educação
Socioemocional.
-
Empoderamento e protagonismo do aluno: microcursos baseados nos quatro
eixos dos “Itinerários Formativos” para ampliar a visão de mundo do aluno, aproximando e
preparando os estudantes para a escolha da carreira. Além disso, os educadores têm mais
flexibilidade para utilizar os conteúdos digitais produzidos pelos especialistas do AZ
como e onde quiser: seja em aulas invertidas e presencias.
- Aulas Articuladas: dinâmica onde as várias áreas do conhecimento se
reúnem para discutir temas da ATUALIDADE, melhorando assim, o senso crítico, analítico e
argumentativo dos alunos;
- CineClube MARIA, , a partir do intercruzamento entre cinema, escola e
adolescentes do Ensino Médio o presente projeto pretende, à luz do olhar
interdisciplinar e articulado, fazer uso do cinema como fonte e forma de reflexão,
suscitando questões presentes tanto nos conteúdos das disciplinas ministradas quanto
pertinentes a prática social da contemporaneidade em suas múltiplas dimensões.
Com essas ações, seus filhos sempre terão em mãos informações sobre as diversas tendências
educacionais, detalhes sobre as melhores Universidades, dicas sobre carreiras e muito mais.
Afinal, uma escola bem preparada forma alunos mais capazes e pessoas ainda melhores.
Sempre que precisar, conte com a gente!