Matrículas abertas
Garanta a vaga do seu filho!

De A a Z

O Colégio MARIA trabalha com o que há de mais inovador e assertivo no mercado educacional o Ensino Médio: AZ MARIA , ele contempla uma filosofia que nós sempre acreditamos: “o segredo de alunos destaques nos Vestibulares não é estudar “muito”, mas sim estudar bem”. Na prática, o que isso significa? Que os alunos precisam de método e estratégia para alcançar um resultado de excelência.

Ao longo do Ensino Médio e no Pré-Vestibular , o AZ alia o ensino forte a uma perspectiva individualizada de aprendizado. Aulas regulares e em vídeo, orientação de estudos personalizada, livros integrados aos vídeos de resolução e oferta de todo o conteúdo no aplicativo constituem a base pedagógica da rede. Todos esses itens da metodologia AZ, que é fundamentada na lógica do Ciclo PDCA de melhoria contínua, se conectam de forma consistente, garantindo autonomia ao estudante e suporte a escola.

A ideia central é ensinar os alunos a sempre se planejar antes de qualquer tarefa, executar bem o planejamento, checar os resultados da execução e atuar corretivamente, aprendendo com os erros.

Como fazer para conseguir, de fato, o engajamento e a melhoria de performance acadêmica de nossos estudantes?

Pensando nisso, seguem as ações que acontecem no Ensino Médio AZ (estruturadas na metodologia PDCA):

PLAN (Planejar)

  • Mapa do Aluno – orientação de estudos personalizadas, auxiliando o aluno na priorização de atividades. Com o auxílio de Inteligência Artificial, cada estudante do Colégio MARIA tem a sua rotina semanal de estudos desenhada de acordo com a escolha da sua carreira, da universidade de preferência e do seu nível de proficiência em cada disciplina, ou seja, o grau de relevância de estudo de determinada matéria, para área universitária escolhida.

EXECUTAR (Do)

  • Livros Didáticos e Vídeoaulas – além do conceitos trabalhados em sala de aula, os alunos terão um plus com a resolução de exercícios de fixação, propostos e de aprofundamento, com o auxílio de vídeoaulas (com duração reduzida e sequencial), colocando seu cronograma de estudos em ordem. Nesse momento, além de manter a matéria em dia, é possível avançar mais especificamente nas matérias específicas, como pílulas de conhecimento.

CHECAR (Check)

  • Folha AZ (mini avaliações) – semanalmente, para cada disciplina, o aluno responde online a uma conjunto de exercícios objetivos. Em tempo real, ele tem o feedback sobre o seu desempenho na tarefa e, para que nenhuma dúvida persista, assiste instantaneamente ao vídeo de resolução gravado por um Professor. Isso melhora o engajamento, a disciplina e a dedicação do estudante, pois ele deixa de estudar somente em véspera de prova.
  • Simulados – além das checagens semanais por meio das Folhas AZ, periodicamente os alunos realizam simulados para verificar se o planejamento está sendo cumprido e identificar eventuais falhas. Esses são criados em âmbito nacional pelo Sistema AZ (Pueri Domus- escolas em rede), baseados nos principais vestibulares, tais como UNESP, FUVEST, UNICAMP e ENEM.
  • Redações comentadas – a cada módulo, são apresentadas “redações comentadas” produzidas por alunos e analisadas por Professores de referência, sempre com a nota final sugerida, além de comentários detalhados e a explicação do valor atribuído a cada critério de correção. Um outro diferencial é o upload feito pelo próprio aluno, ou seja, ele escreve o texto, tira foto e encaminha para correção (no prazo e no modelo padrão de correção do ENEM e outros Vestibulares).

ATUAR NAS DISCREPÂNCIAS (ACT)

  • Resoluções em Vídeo e Gabaritos Comentados – finalmente, o aluno é levado a interpretar seu desempenho, verificando, ponto a ponto, o que deve ser melhorado. Cada falha gera um trabalho de revisão e estudo, buscando sempre a melhoria contínua. Por essa razão, o é de suma importância a a correção das tarefas executadas. Tanto com os Professores em sala, como assistindo as vídeoaulas da semana ou aos vídeos de resolução de exercícios, os alunos revisam a matéria, não deixando lacunas em sua preparação. E tudo isso é feito em um planejamento completo.
  • Gestão de Performance (Boletim Interativo) – o aluno e os responsáveis, acompanham a feitura de atividades, notas em cada uma delas e sua evolução ao longo do ano. Acesso específico as notas, desempenho em relação à média da sala, exercícios, gabaritos e estatísticas em geral.

Outras ações MARIA

  • My Life (Estudantes de 11 a 17 anos) - Programa de Educação Socioemocional, da Conexia Educação com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna, que tem objetivo de promover a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, por meio da articulação das dimensões acadêmicas, cognitivas e o desenvolvimento de competências socioemocionais (autogestão, engajamento com o outro, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo).
    Para cada fase, um tema, com itinerários desenvolvidos para cada ano/série com conteúdos divididos em:
    • 1º EM: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
    • 2º EM: INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO
    • 3º EM: IDENTIFICAÇÃO, A VALORIZAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS SONHOS

    As aulas contarão com uma plataforma digital diferenciada e com dinâmicas de metodologias ativas, envolvendo a presença pedagógica do professor Curador, a aprendizagem colaborativa e a resolução de situações problema do cotidiano.

Novo Ensino Médio MARIA:

  • Formação geral: conjunto de ferramentas acadêmicas preparadas para estimular a autonomia e o gosto pelo estudo, além de proporcionar soluções educacionais que fazem sentido para os alunos por meio do MAPA (orientação de estudos personalizadas, auxiliando o aluno na priorização de atividades, com o auxílio de um conteúdo multiplataforma no Super app AZ, que utiliza de Inteligência Artificial para essa aprendizagem. Cada estudante do Colégio MARIA tem a sua rotina semanal de estudos desenhada de acordo com a escolha da sua carreira, da universidade de preferência e do seu nível de proficiência em cada disciplina, ou seja, o grau de relevância de estudo de determinada matéria, para área universitária escolhida).
  • Desenvolvimento do Projeto de Vida: com o My Life Educação Socioemocional.
  • Empoderamento e protagonismo do aluno: microcursos baseados nos quatro eixos dos “Itinerários Formativos” para ampliar a visão de mundo do aluno, aproximando e preparando os estudantes para a escolha da carreira. Além disso, os educadores têm mais flexibilidade para utilizar os conteúdos digitais produzidos pelos especialistas do AZ como e onde quiser: seja em aulas invertidas e presencias.
  • Aulas Articuladas: dinâmica onde as várias áreas do conhecimento se reúnem para discutir temas da ATUALIDADE, melhorando assim, o senso crítico, analítico e argumentativo dos alunos;
  • CineClube MARIA, , a partir do intercruzamento entre cinema, escola e adolescentes do Ensino Médio o presente projeto pretende, à luz do olhar interdisciplinar e articulado, fazer uso do cinema como fonte e forma de reflexão, suscitando questões presentes tanto nos conteúdos das disciplinas ministradas quanto pertinentes a prática social da contemporaneidade em suas múltiplas dimensões.

Com essas ações, seus filhos sempre terão em mãos informações sobre as diversas tendências educacionais, detalhes sobre as melhores Universidades, dicas sobre carreiras e muito mais.

Afinal, uma escola bem preparada forma alunos mais capazes e pessoas ainda melhores.

Sempre que precisar, conte com a gente!

Olá, tem alguma dúvida?
Clique aqui e vamos
conversar pelo WhatsApp