Por onde andam nossos ex-alunos?! Pelo mundo afora...

Por Grazielli Padilha Gracioli de Mattos (Coordenadora Pedagógica Fundamental 2 e Ensino Médio)

Eles entram bem pequenos na escola, cheios de ideias, boas histórias, estreitam seus vínculos com novos amigos, professores, gestores, em uma união amadurece dia-a-dia. De repente, como num piscar de olhos, eles partem para novos vôos, novas jornadas, com a entrada na Universidade, mas nunca deixam de lado o que lhes foi essencial: sua base escolar e da importância que ela têm até hoje em suas vidas. Daí eles voltam para contar um pouquinho de sua trajetória e agradecer por tudo que o Colégio Maria lhes proporcionou por se tornarem serem colaborativos, empreendedores de si, analistas críticos com uma visão de mundo apurada e, principalmente, por serem seres humanos transformadores.
Dessa maneira, vejam agora um breve relato sobre a vida acadêmica de alguns de nossos ex-alunos em destaque pelo mundo:

- Fernando Ribeiro – estudante do quarto ano de Administração, na USP (Ribeirão Preto), conquistou um intercâmbio para estudar o 2º Semestre/2017, na Universidade de Economia de Katowice (POLÔNIA).
O mais interessante é que ele fez questão de deixar um recadinho para toda a Equipe MARIA, nessa data tão especial: “Sou muito grato ao Colégio Maria e a todas as pessoas envolvidas na fundamentação da minha educação.

- Giulia Bellodi Perina – estudante do quinto ano de Engenharia de Materiais, pela Universidade de São Paulo (USP/Lorena), sempre demonstrou interesse e habilidade pela área de Ciências da Natureza e Matemática. Um fato curioso e que demonstra a importância do Professor na vida de seus alunos é o relato a seguir, segundo Giulia: “escolhi essa profissão por causa do Professor Rodrigo Dantas, Educador de Matemática, do Colégio Maria, porque além dele ser da área de exatas, ele me apresentou o curso com tanta propriedade e interesse que resolvi saber mais sobre a sua indicação e foi amor à primeira vista, naquele momento senti que eu nasci para fazer isso”.
Desde que ela entrou na Universidade sempre buscou aproveitar ao máximo, tudo o que a mesma poderia lhe proporcionar de melhor e foi assim que foi convidada a participar do CAEM (Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais), sua iniciação científica está sendo na área de Metalurgia Física e Propriedades Mecânicas.
E, por fim, nossa ex aluna conseguiu um intercâmbio, por meio de seu Orientador e está na Universidade da Flórida, em Gainesville, EUA, onde irá ficar por quase 10 meses pesquisando sobre “Lightweight High Temperature Alloys Based on the AlFeSi System” (Ligas de alta temperatura leves com base no sistema AlFeSi)

- Germano Bellodi Gerbasi – estudante do quinto ano de Engenharia de Produção, da FACAMP (Campinas), já demonstrou interesse em fazer a diferença no 1° ano de faculdade, pois participou do processo seletivo da Qualitas (Empresa Junior da Facamp) e foi aprovado. Segundo ele “durante o processo, fiquei em dúvida se estava fazendo a coisa certa, pois ao mesmo tempo que teria uma oportunidade de colocar meus conhecimentos em prática, também queria aproveitar a faculdade e eu imaginava que não conseguiria conciliar essas atividades. Pois bem, hoje vejo que consegui levar as duas coisas e tirar proveito de ambas”.
Tanto é verdade que conseguiu um intercâmbio para o Canadá, com o objetivo de aprimorar seu inglês, aumentar seu networking e ter a oportunidade de viver várias experiências muito interessantes, conhecer pessoas de diversas nacionalidades e perceber que, segundo Germano “observar que somos capazes de muitas coisas é só nos desafiarmos”.
Em seu retorno soube que conquistou uma vaga de estágio na Unilever (uma empresa multinacional britânica), que fabrica produtos de bens de consumo. Nosso ex-aluno atua na área de R&D Development Packaging, pesquisa e desenvolvimento de produtos líquidos na área de “home care”.
“Hoje, em meu último ano de faculdade me surpreendo cada vez mais com a multidisciplinariedade do curso que escolhi e com as mil e uma possibilidades de futuro que tenho em minha frente”, relata Germano.

- Pedro Rocha Pereira – estudante do 5° ano de Engenharia Agronômica, na ESALQ/USP (Piracicaba), assim com Germano, desde o 1° ano de faculdade buscou por participar mais ativamente da vida acadêmica, realizou dois projetos de iniciação científica, com o apoio do grupo GEPEMA. Engajado desde sempre fez com que seus professores tivessem um olhar diferenciado para ele, fato que resultou no convite de participar de um projeto inovador, cujo objetivo é avaliar e entender a dinâmica do nitrogênio em lavouras de soja, em Lincoln, Nebraska (EUA).

Muito além dos vestibulares, o Colégio Maria prepara seus alunos para o mundo, estimulando a capacidade de ser um cidadão global, engajado em seu processo de aprendizagem e que reconhece que o sucesso é o resultado de sua dedicação.